Aumento da percepção sensorial do amargor de cervejas lupuladas através do ajuste do pH durante a etapa de maturação
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.2848Palavras-chave:
iso-humulonas, iso-alfa-ácidos, pKa, IBUResumo
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e com a popularização das chamadas cervejas artesanais, a qualidade final desta bebida passou a ser almejada por mestres cervejeiros e consumidores. Um dos estilos que mais se popularizou no Brasil e no mundo foi a India Pale Ale, ou simplesmente, IPA, cerveja esta, que tem como característica central seu elevado amargor (International Bitterness Unit - IBU) causado pela presença das iso-humulonas provenientes dos lúpulos adicionados na receita. Neste trabalho são apresentados resultados espectrofotométricos sobre a importância do pH na solubilidade das iso-humulonas (iso-α-ácidos) em cerveja, e consequentemente, intensificando seu amargor. Por isso, introduzimos os termos “IBU teórico” e “IBU real” para a discussão dos resultados apresentados. Os resultados obtidos indicam que um pequeno incremento no pH de cervejas, com pH entre 4,0 e 4,5, no início da maturação pode intensificar o seu amargor, minimizando a diferença existente entre a percepção sensorial do amargor e seu valor teórico de IBU.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ifes Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).