ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA MESORREGIÃO NOROESTE ESPÍRITO-SANTENSE, NO PERÍODO 1970- 2010
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v2i1.249Keywords:
diversificação agrícola, método shift-share, economia regional, efeito área, rendimentoAbstract
Objetivou-se quantificar e analisar as mudanças na composição da produção das principais culturas na mesorregião Noroeste Espírito-Santense, no período de 1970 a 2010. Utilizaram-se dados do IBGE e empregou-se o método shift-share para quantificar a variação na área cultivada, no rendimento, na localização geográfica e nos índices de diversificação de área e de valor da produção. Constatou-se que houve alterações na composição da produção agrícola da mesorregião Noroeste do Estado. Em todas as
quatro décadas analisadas, a cultura de café foi a que mais absorveu área, e as culturas de milho e de arroz as que mais cederam áreas. Em termos de rendimento, além do café, destacaram-se cacau na década de 1970, mandioca e tomate na década de 1980, coco na década de 1990 e banana de 2000 a 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).