TECNOLOGIA DE PREPARO DE SEMENTES DE ABÓBORA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.842Palavras-chave:
sementes; mucilagem; fermentação; abóbora.Resumo
Objetivou-se com o presente experimento avaliar a eficiência do método de água em alta pressão utilizando uma bomba doméstica para retirada da mucilagem de sementes de abóbora. O experimento foi submetido aos seguintes tratamentos: T0) Fermentação por 72 horas seguidas por lavagem em peneira de arame; e submissão das sementes ao jato de água com pressão por T1) 0 Segundo (testemunha com a mucilagem); T2) 10 Segundos; T3) 20 Segundos; T4) 30 Segundos; T5) 40 Segundos: T6) 50 Segundos. As sementes foram avaliadas de acordo com as seguintes variáveis de germinação e de vigor: Teste de germinação, primeira contagem de germinação, massa da matéria fresca/seca da plântula, comprimento de raiz e de parte aérea. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições, sendo cada uma constituída por 50 sementes. O método de jato de água em alta pressão para a retirada da mucilagem de sementes de abóbora apresenta maior eficiência que os demais, pois mantêm a mesma qualidade, sendo ainda um processo mais rápido. Os tempos de submissão ao jato d’água que proporcionam os melhores desempenhos de germinação e de vigor variam de 10 a 50 segundos. Dessa forma, conclui-se que a retirada da mucilagem de sementes de abóbora pode ser efetuada por meio de jatos d`água em alta pressão, sendo eficiente a partir de 10 segundos de submissão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).