UM OLHAR SOBRE O MERCADO DE CERVEJAS ESPECIAIS CAPIXABA: CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS EMPREENDEDORES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.936Palavras-chave:
Empreendedorismo, mercado cervejeiro, cervejas artesanais, Espírito Santo.Resumo
Na produção de cerveja nacional evidenciam-se as regiões Sul e Sudeste como as maiores produtoras, destacando-se, na região sudeste, o Espírito Santo (ES) por seu mercado em expansão. Contudo, apesar do crescimento registrado nos últimos anos, poucos são os estudos que descrevem características específicas do segmento de cervejas especiais. Objetivou-se com o presente estudo identificar o perfil dos empreendedores do mercado de cervejas especiais do estado do ES segundo características sociodemográficas. Utilizou-se um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas, elaborado por meio de um formulário eletrônico e aplicado em abril de 2018, visando caracterizar os empreendedores quanto à questões como: gênero, faixa etária, formação profissional, fonte de renda, tempo de atuação no setor e participação em cursos na área cervejeira e qual o motivo que levou-o a investir no ramo de cervejas especiais. Tenda em vista o objetivo da presente pesquisa em elaborar o perfil do empreendedor de cervejas especiais capixaba, tem-se que o mesmo pode ser caracterizado como do sexo masculino, casado, entre 32 e 38 anos, tem ensino superior, maioria formado na área de ciências humanas, já atuou em sua área de formação, atua de 2 a 4 anos no setor de cervejas, está em processo de formação continuada, tem renda de mais de 9 salários mínimos e possui outras fontes de renda, sendo a de empresário de outro ramo em sua maioria. Por fim, quanto a motivação para entrar no segmento, todos afirmaram ter sido por oportunidade de negócio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).