AVALIAÇÃO ECOLÓGICA RÁPIDA DE ANFÍBIOS ANUROS OCORRENTES NO IFES – CAMPUS DE ALEGRE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v11i1.2951Palavras-chave:
Antropização; Bioindicadores; Conservação; Diversidade; Mata Atlântica.Resumo
A Mata Atlântica sofre com a perda de espécies endêmicas e ameaçadas, sendo essenciais estudos que visam à avaliação dos impactos ocorrentes. Os anuros são conhecidos como bioindicadores, ajudando a avaliar esses impactos. O Ifes – campus de Alegre é composto por um fragmento florestal advindo de um histórico de atividades de exploração de seus recursos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a biodiversidade de anuros nas áreas da instituição utilizando o método Avaliação Ecológica Rápida. Foram realizados registros fotográficos e sonoros de janeiro a maio de 2023, posteriormente analisados por meio de indicadores ecológicos, como a Dominância, Riqueza, Diversidade e Equitabilidade. Como resultado, foram registradas 18 espécies distribuídas em 5 famílias, sendo Hylidae a mais abundante. Na sede do PEAMA houve registro de mais espécies arbóreas enquanto na área interna do Ifes mais espécies terrestres, dentre essas, um indivíduo de Elachistocleis cesarii, relacionado diretamente com o tipo de paisagem.

Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ifes Ciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).