PLANO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL APLICADA NO CAMPO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.2141Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional, Alimentação Saudável, Plano de Intervenção, Ensino de Ciências da NaturezaResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), após longo período de descrédito nas décadas de 40 a 70, é revitalizada na década de 90, ganhando força em 2012, com a criação do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas. O Marco sugere abordagens para efetivação da EAN no Brasil, em ampla diversidade de áreas, inclusive escolar. Funções e atribuições associadas aos professores também sofreram consideráveis mudanças nas últimas décadas. Mediante à necessidade de renovação, o professor assume responsabilidades como uma resposta às necessidades da sociedade, compondo um corpo organizado de saberes e um conjunto de normas e valores, e é responsável por ensinar, organizar e potencializar o aprendizado dos alunos. Nesse mérito, este Plano de Intervenção foi criado com o objetivo de alinhar ações de EAN à alfabetização científica no Ensino de Ciências da Natureza, essencial à sua compreensão e concepção. Tal proposta norteia professores desta área e que atuem no Ensino Médio, objetivando a exposição de fundamentos teóricos essenciais, em caráter dialógico, além da apresentação de alternativas lúdicas, para que o aluno reflita, argumente, desenvolva percepções e tenha autonomia para propor escolhas que resultem na promoção de práticas alimentares saudáveis que contribuam, em caráter permanente, com seu bem-estar e sua saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).