GESTÃO AMBIENTAL NA DISPOSIÇÃO FINAL DA LAMA GERADA NA ATIVIDADE DE BENEFICIAMENTO DE ROCHAS ORNAMENTAIS NO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.1553Palavras-chave:
Lama, Rochas, Reaproveitamento, Destinação, Licenciamento ambientalResumo
O Espírito Santo concentra empreendimentos industriais que executam o beneficiamento de rochas ornamentais. O objetivo geral deste trabalho é compreender o panorama da destinação da Lama de Beneficiamento de Rochas Ornamentais (LBRO) gerada nos empreendimentos em Nova Venécia, e contribuir para um gerenciamento mais eficiente, sustentável e rentável em termos econômicos e ambientais. Foram levantados dados da produção de LBRO, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), análise documental de Licenças Ambientais e Planos de Controle Ambientais (PCAs), tabulação dos dados e discussões. No município, as empresas que beneficiam rochas possuem de porte médio, grande e pequeno, respectivamente. Na atividade de desdobramento e/ou polimento e/ou corte e aparelhamento de rochas ornamentais, quando associados entre si, destacam-se maiores volumes de geração de LBRO, chegando a 5668,93 toneladas mensais, observou-se associações de teares convencionais + fios diamantados, e sistemas de tratamento similares. As licenças ambientais estabelecem condicionantes padronizadas para a geração, tratamento, armazenagem e destinação final. Nos Planos de Controle Ambientais é dado enfoque maior à geração, comparado aos demais aspectos, incluindo prevenção a acidentes ambientais. A principal destinação final da LBRO é para aterros licenciados, destacando-se iniciativa promissora com reaproveitamento em áreas licenciadas para extração de rochas, para LBRO Classe II-B. Pelo cenário observado em Nova Venécia, identificamos potencialidades para aproveitamento da LBRO, devido aos volumes gerados de LBRO classe II-B, presença de instituições de ensino e pesquisa, representações do setor de rochas, possibilidade de adequações no gerenciamento que propiciem a inserção de LBRO em outros sistemas produtivos, tendo caráter experimental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).