CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA EM QUARTZITOS TRATADOS COM HIDRORREPELENTES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.1889Palavras-chave:
Rochas ornamentais, Hidrofugante, Hidrorrepelentes, Silano, Caracterização tecnológicaResumo
As rochas compõem a maior parte do nosso planeta, apresentando composições variadas, com textura e estruturas bem definidas, algumas, devido padrão estético, são usadas como revestimento na construção civil. A água é o maior agente intempérico das rochas ornamentais, e está presente em todos os ambientes, quando em contato com as rochas, causa grandes prejuízos estéticos na construção civil. Em virtude das patologias oriundas da percolação da água nas rochas, este estudo avalia a eficácia na impermeabilização de amostras do quartzito, proveniente da região de Seabra na Bahia, denominado comercialmente como Kalahari, que tem grande índice de absorção de água. Busca-se avaliar a eficácia na impermeabilização com produtos protetivos hidrorrepelentes, a base de silano, comercializados no setor de rochas ornamentais. Para isso, foram consideradas as informações petrográficas como índices físicos, textura e estrutura, associados a métodos de aplicação por submersão com e sem auxílio de bomba a vácuo. Ao final do processo de impermeabilização das amostras, foram realizados ensaios de índices físicos novamente, para mensurar o processo de impermeabilização mais eficaz. Os resultados dos ensaios demonstram uma eficiência média de 45% na impermeabilização das amostras de rocha em apenas uma aplicação, o que é bastante representativo. Quanto ao ensaio usando método a vácuo a diferença foi de 10% a mais de absorção. Como o processo de impermeabilização por submersão é mais prático ele se mostrou mais interessante para uso industrial, porém através do uso de bomba a vácuo pode ser possível reduzir o tempo de tratamento mantendo a mesma eficácia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).