AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO EM CONCRETO PARA PRODUÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS PARA PAVIMENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1192

Palavras-chave:

granito, mármore, concreto, propriedades químicas, propriedades mecânicas

Resumo

A indústria da construção civil é uma atividade que consome elevado volume de recursos naturais e no cenário atual é imprescindível se preocupar com o desenvolvimento sustentável e encontrar alternativas de reaproveitamento de resíduos sólidos. Nesse contexto, a reinserção do resíduo de corte de mármore e granito (RCMG) na cadeia produtiva é uma alternativa para amenizar um sério problema ambiental, pois o consumo de rochas ornamentais vem crescendo e elevando a quantidade de resíduo produzido. Devido ao grande volume de resíduos de corte de granito produzido e não reutilizado, este artigo técnico avalia a viabilidade técnica da sua utilização como adição em concretos e produção de blocos intertravados com resistência à compressão mínima de 35 MPa e a absorção d’água de 6% no máximo. As matérias primas foram caracterizadas quanto à massa específica, massa unitária, distribuição do tamanho de partículas, materiais pulverulentos e composição química (FRX). Em seguida, os corpos de prova foram moldados de acordo com as prescrições da norma técnica NBR 9781:2013 e foram realizadas análises de desempenho mecânico (resistência à compressão) e absorção d’água. Em suma, a partir dos resultados obtidos no programa experimental, o uso do resíduo de corte de mármore e granito como adição em concretos para produção de pisos de pavimentação é viável tecnicamente para tráfego de pedestres, veículos leves e veículos comerciais de linha.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Cardoso, W., Colombo Baptista, R., Augusto Pires Machado, T., Gustavo de Sousa Galdino, A., & di Felice, R. (2021). AVALIAÇÃO DA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUO DE CORTE DE MÁRMORE E GRANITO EM CONCRETO PARA PRODUÇÃO DE PISOS INTERTRAVADOS PARA PAVIMENTAÇÃO. Revista Ifes Ciência , 7(1), 01-17. https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1192

Edição

Seção

Engenharias

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