ESTUDO COMPARATIVO DE CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE ROCHA ORNAMENTAL SILICÁTICA TELADA COM DIFERENTES GRAMATURAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.1879Palavras-chave:
rocha ornamental, caracterização, telagemResumo
O Brasil é um dos principais produtores de rochas ornamentais do mundo, sendo assim, muitos estudos sobre as novas tecnologias de produção destas têm sido desenvolvidos por serem relevantes para o setor e contribuírem para melhorias das características tecnológicas dos produtos finais até a aplicação. Com isso, o objetivo do presente trabalho é comparar a resistência à flexão por carregamento em 4 pontos de um quartzito telado com resina epóxi e diferentes gramaturas de telas, correlacionando com os índices físicos também obtidos desta rocha. Foram utilizados cubos do quartzito cinza, no estado bruto para determinação da densidade aparente, porosidade aparente e absorção de água. Para análise de flexão por carregamento em quatro pontos foram utilizadas rochas do material conhecido comercialmente como Quartzito Dumont no estado bruto e também teladas utilizando as gramaturas de 60 g/m², 80 g/m² e 170 g/m² de telas. Os resultados de densidade, porosidade e absorção de água foram promissores e atenderam com êxito as especificações das normas comparadas. Os dados obtidos por meio de ensaio de flexão por carregamento em 4 pontos foram inseridos no software Origin para análise e estatística dos resultados. A maior média de tensão obtida foi com a utilização da tela de maior gramatura (170 g/m²), no entanto, outros aspectos foram analisados e mostraram que de maneira geral as tensões são satisfatórias e atendem as normas especificadas. Os resultados são prósperos, inclusive nas relações entre os ensaios. Visto isso, o trabalho contribui para o setor industrial de rochas ornamentais e para a discussão sobre a etapa de telagem do material.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).