COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE METROVIÁRIO DA RMR

Autores

  • Elvis Pantaleão Ferreira Ifes campus Santa Teresa https://orcid.org/0000-0001-7798-8385
  • Salatiel Even Braga Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Maria Monize de Moraes
  • José Thales Pantaleão Ferreira Instituto Federal de Alagoas – IFAL
  • Joyce Luiza Bonna Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1194

Palavras-chave:

Gestão ambiental, saúde pública, transporte público.

Resumo

A Região Metropolitana do Recife – RMR é um complexo urbano formado por 14 municípios. O sistema de transporte coletivo de passageiros sobre trilhos que atende a essa região transporta, por dia, cerca de 400 mil passageiros, tendo como principais ramais as linhas centro e linha sul. Com este trabalho, objetivou-se realizar um levantamento do comportamento socioambiental dos usuários do sistema metroviário da RMR. O procedimento metodológico seguiu pesquisa de natureza qualitativa tendo como métodos a abordagem exploratória e descritiva in loco, mediante entrevistas não estruturada e registros fotográficos, objetivando prover percepções e compreensões no tocante a realidade foco do estudo. Apesar de as estações e plataformas estarem equipadas com lixeiras, muitos usuários do sistema metroviário lançam os resíduos sólidos no chão das estações, plataformas e trilhos, sendo a linha centro a mais impactada. É salutar a implantação de programas de educação ambiental continuada, capazes de promoverem mudanças comportamentais na população, adquirindo uma perspectiva consciente para o exercício da cidadania, permitindo o estabelecimento de relações mais justas entre o homem e o meio ambiente.

Biografia do Autor

Elvis Pantaleão Ferreira, Ifes campus Santa Teresa

Mestre em Engª. Ambiental pela UFRPE; Especialização em Educação, Saúde e Meio Ambiente; Especialização em Direito Ambiental; Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental; Técnico em Meio Ambiente, Técnico Agrícola . Pesquisador e colaborador em pesquisas do PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM. Atuou como Professor de cursos FIC, PRONATEC, Técnico em Meio Ambiente e Professor de Pós Graduação (Lato Senso) em Educação e Gestão Ambiental do Ifes campus Santa Teresa; Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Teresa; Membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce/ES; Autor de Livros e capitulo de Livros.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Pantaleão Ferreira, E., Even Braga, S. ., de Moraes, M. M., Pantaleão Ferreira, J. T. ., & Bonna, J. L. (2021). COMPORTAMENTO SOCIOAMBIENTAL DOS USUÁRIOS DO SISTEMA DE TRANSPORTE METROVIÁRIO DA RMR. Revista Ifes Ciência , 7(1). https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.1194

Edição

Seção

Ciências Linguística, Letras e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)