ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DO IFMG - CAMPUS FORMIGA

Autores

  • Diego Luís Izidoro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga
  • Vagno Emygdio Machado Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.957

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Formação integrada, Integração

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a organização pedagógica, na perspectiva da integração, do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Formiga. A pesquisa foi realizada a partir da análise do projeto pedagógico do curso, do calendário acadêmico e da grade de horários referentes ao ano letivo de 2020. Os resultados mostram que apesar de algumas estratégias empregadas favorecerem a formação integrada, o curso foi concebido com uma formação voltada prioritariamente ao mercado de trabalho e sob uma visão dicotômica em relação à formação geral e específica.

Biografia do Autor

  • Diego Luís Izidoro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga

    Professor da área de Engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Formiga. Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) e Especialista em Gestão de Projetos pela mesma instituição. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e Doutorando em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Tem experiência na área de Engenharia Térmica, com participação em projetos de pesquisa e extensão relacionados aos temas Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética e Fontes Renováveis de Energia.

  • Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas

    Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas). Atuação em Fundamentos de Sociologia e Fundamentos da Educação, nos seguintes temas: Trabalho, Educação e Política; Educação Profissional e Tecnológica; Teoria Social; Pensamento Gramsciano.

Downloads

Publicado

31-08-2022

Como Citar

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA DO IFMG - CAMPUS FORMIGA. (2022). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 132-149. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.957

Artigos Semelhantes

141-145 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.