CAMINHOS E CONEXÕES:

QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Autores

  • Mariana Conceição de Souza
  • Etinete Nascimento Gonçalves
  • Clara Mutti Vasconcellos
  • Adelia Maria de Oliveira de Araújo
  • Joselice da SIlva Pinto
  • Kellen Cristina da Gasque Fundação Oswaldo Cruz
  • Suze Santanna

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1227

Palavras-chave:

Escola de Governo, Formação para o SUS, Qualificação docente, Ensino remoto

Resumo

Neste artigo apresentamos o processo de criação de um curso de qualificação de docentes da FIOCRUZ para atuação durante a pandemia da COVID-19. Para isso usamos o design thinking da seguinte forma: primeiramente foram identificadas características dos docentes para quem o curso estava sendo criado, seguido de adoção de técnicas de elaboração de plano de ação e criação de cursos. Foram usados recursos internos (humanos e tecnológicos) para criar e disponibilizar o curso sem nenhum custo adicional a instituição. Dos 3365 participantes, 953 responderam a enquete final e 98% deles consideraram o curso "Ótimo/Bom". Esses resultados nos mostram que a FIOCRUZ tem recursos internos e estratégias propícias à criação de soluções para o apoio à prática docente, sobretudo em emergências sanitárias.

 

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Publicado

2024-03-22

Como Citar

de Souza, M. C. ., Nascimento Gonçalves, E. ., Mutti Vasconcellos, C. ., de Oliveira de Araújo, A. M. ., da SIlva Pinto, J. ., Gasque, K. C. da, & Santanna, S. . (2024). CAMINHOS E CONEXÕES:: QUALIFICAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 7(3), 19-37. https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1227