EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
DIAGNÓSTICO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE DO CEFET-MG, CAMPUS ARAXÁ
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3129Palavras-chave:
Diagnóstico, Evasão Escolar, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O presente estudo intentou investigar a problemática da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos técnicos de nível médio, modalidades concomitância externa e subsequente, em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Araxá. Este trabalho subsidiou um projeto mais abrangente de dissertação que analisa as razões subjacentes à evasão dos alunos. Diante do reconhecimento da evasão como um desafio complexo e multifatorial, e compreendendo o diagnóstico como um processo de identificação, análise e avaliação de um problema, condição ou situação; o objetivo geral deste estudo consistiu em estabelecer um diagnóstico quantitativo dos alunos evadidos no período de 2018 a 2022. A metodologia adotada para esta pesquisa exploratória de natureza quantitativa baseou-se no levantamento de dados secundários disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha (PNP), um ambiente virtual destinado à coleta, validação e disseminação de estatísticas oficiais da RFEPCT. Foram escolhidos indicadores de gestão que categorizam dados por "ciclos de matrícula", nos quais cada estudante pode ser classificado em uma das três situações: evadido, retido ou concluinte. O diagnóstico resultante permitiu identificar os alunos evadidos ao longo do período estudado, proporcionando uma visão objetiva da extensão do problema, bem como revelando padrões e variações sazonais. A partir dessas informações, compreendeu-se a gravidade dos índices de evasão escolar, destacando a necessidade premente de implementar medidas para reduzi-los e ressaltando a importância dos métodos quantitativos na análise de problemas educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.