EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:

DIAGNÓSTICO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE DO CEFET-MG, CAMPUS ARAXÁ

Autores

  • Leilane Marques Roberto Rodrigues Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Josimar dos Reis de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3129

Palavras-chave:

Diagnóstico, Evasão Escolar, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente estudo intentou investigar a problemática da Evasão Escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos técnicos de nível médio, modalidades concomitância externa e subsequente, em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT): o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Araxá. Este trabalho subsidiou um projeto mais abrangente de dissertação que analisa as razões subjacentes à evasão dos alunos. Diante do reconhecimento da evasão como um desafio complexo e multifatorial, e compreendendo o diagnóstico como um processo de identificação, análise e avaliação de um problema, condição ou situação; o objetivo geral deste estudo consistiu em estabelecer um diagnóstico quantitativo dos alunos evadidos no período de 2018 a 2022. A metodologia adotada para esta pesquisa exploratória de natureza quantitativa baseou-se no levantamento de dados secundários disponibilizados pela Plataforma Nilo Peçanha (PNP), um ambiente virtual destinado à coleta, validação e disseminação de estatísticas oficiais da RFEPCT. Foram escolhidos indicadores de gestão que categorizam dados por "ciclos de matrícula", nos quais cada estudante pode ser classificado em uma das três situações: evadido, retido ou concluinte. O diagnóstico resultante permitiu identificar os alunos evadidos ao longo do período estudado, proporcionando uma visão objetiva da extensão do problema, bem como revelando padrões e variações sazonais. A partir dessas informações, compreendeu-se a gravidade dos índices de evasão escolar, destacando a necessidade premente de implementar medidas para reduzi-los e ressaltando a importância dos métodos quantitativos na análise de problemas educacionais.

Biografia do Autor

  • Leilane Marques Roberto Rodrigues, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de P´os-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

MARQUES ROBERTO RODRIGUES, Leilane; DOS REIS DE SOUZA, Josimar. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:: DIAGNÓSTICO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO MODALIDADE CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE DO CEFET-MG, CAMPUS ARAXÁ. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 161–171, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3129. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3129.. Acesso em: 5 ago. 2025.

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