TECNOLOGIA ASSISTIVA L2: ACESSIBILIDADE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
Palavras-chave:
Acessibilidade, Ensino-Aprendizagem, Língua Portuguesa, Surdez, Tecnologia assistivaResumo
O objetivo deste trabalho é descrever o processo de concepção, construção e avaliação de uma Tecnologia Assistiva (TA) móvel para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (L2) por surdos. A TA foi desenvolvida em três etapas: uma etapa preliminar de estudos das características e levantamento de funcionalidades, a etapa do desenvolvimento do aplicativo e, por fim, a aplicação do produto educacional. O aplicativo utiliza recursos visuais, textos escritos em L2 e vídeos em Libras para aprendizagem de L2. s resultados indicam que o aplicativo é uma estratégia pedagógica que integra as necessidades dos surdos para o aprendizado de L2. Eles ratificam que os requisitos visuais da TA, a apresentação das informações e a gamificação são estratégias de acessibilidade que estimulam a aprendizagem de L2.
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Copyright (c) 2021 SCHEILLA ROCHA, Mário André de Freitas Farias, Rita Souza, Gilson Pereira, ALZENIRA AQUINO DE OLIVEIRA
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