CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDO INTEGRADO

Autores

Palavras-chave:

Lacuna, Transição, Ensino Médio

Resumo

Artigo elaborado a partir de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O trabalho é um estudo de caso que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e pesquisa-ação, com a finalidade de verificar como se dá o processo de transição entre 9° ano e Ensino Médio.  Os resultados evidenciara  m que, o estudante que escolhe um curso sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades.

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Publicado

2022-05-28

Como Citar

Moraes Andrade, C. A., & Cruz Moreira, M. A. (2022). CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDO INTEGRADO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(1), 84-100. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/887