CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDO INTEGRADO
Palavras-chave:
Lacuna, Transição, Ensino MédioResumo
Artigo elaborado a partir de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O trabalho é um estudo de caso que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e pesquisa-ação, com a finalidade de verificar como se dá o processo de transição entre 9° ano e Ensino Médio. Os resultados evidenciara m que, o estudante que escolhe um curso sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades.
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Copyright (c) 2022 Cláudio Adão Moraes Andrade, Dr. Marcos Antônio Cruz Moreira
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