PRESSUPOSTOS E CAMINHOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ

Autores

  • Maicon Donizete Andrade Silva Universidade de Brasília (UnB)
  • Maria Abádia da Silva Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1381

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado, gestão da educação

Resumo

Com base nas circunstâncias históricas que resultaram no Decreto nº 5.154/2004, o estudo propõe analisar os condicionamentos mercadológicos que regem a educação Profissional no Brasil. Por meio dos pressupostos teóricos que possibilitaram o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, busca evidenciar o entrelaçamento da educação às exigências e prerrogativas do empresariado. Problematiza as conexões inerentes ao Ensino Médio e sua integração à educação profissional e afirma que o modelo empreendido no estado do Ceará com as Escolas Estaduais de Educação Profissional, reforça o dualismo estrutural e o racionalismo pragmático eficientista que regem o mercado de trabalho no país.

Biografia do Autor

  • Maicon Donizete Andrade Silva, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutorando em Educação na Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Educação e Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do ÁGUIA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Organismos Internacionais, Gestão e Políticas para Educação Básica, certificado pelo CNPq., da Faculdade de Educação da UnB. Atuou como professor, gestor escolar e formador de grupos e lideranças juvenis. Atualmente é Assessor de Missão do Marista Centro-Norte.

  • Maria Abádia da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

    Professora Titular em Políticas Educacionais na Universidade de Brasília, Faculdade de Educação no Programa de Pós- Graduação em Educação (2020). Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidad Salamanca - Espanha- em 2011; Doutorado (1999) e Mestrado em Educação ( 1996) pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985) – Unesp- Campus de Franca - São Paulo.  Atua no Programa Pós-Graduação em Educação da UnB- Faculdade de Educação e desenvolve  estudos e pesquisas na área da Educação  com prioridade para História da Educação Brasileira e Políticas para a Educação Básica, nos seguintes temas: políticas públicas,  políticas para educação básica, Banco Mundial,  gestão da educação. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UnB  2014-2016  e  2016 -2018. É líder do ÁGUIA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Organismos Internacionais, Gestão e Políticas para Educação Básica, certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

05-09-2024

Como Citar

PRESSUPOSTOS E CAMINHOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ. (2024). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 8(1), 95-113. https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1381

Artigos Semelhantes

1-10 de 172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.