ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.926Palavras-chave:
Utopia, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino de Filosofia, Star Wars, EsperançaResumo
RESUMO: O artigo objetiva refletir sobre a utilização de obras utópicas, em especial a Saga Star Wars, como instrumento metodológico no Ensino Médio Integrado ao Técnico proposto pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobretudo no ensino de filosofia. Consideramos a ideia de esperança e como essa perpassa pelos conceitos de utopia e, também, de distopia e retrotopia. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico dialético, sendo os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica e análise textual e sócio-histórica de obras cinematográficas. Como resultado, a constatação de que a Saga Star Wars tem potencial pedagógico para o ensino de filosofia, baseado na proposta freiriana da ação-reflexão-ação no ensino médio integrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Lionilde Araujo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo do Santos Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.