ESPERANÇA E UTOPIA COMO HORIZONTE PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
APROXIMAÇÕES ENTRE FILOSOFIA FREIRIANA E A SAGA STAR WARS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i3.926Palavras-chave:
Utopia, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino de Filosofia, Star Wars, EsperançaResumo
RESUMO: O artigo objetiva refletir sobre a utilização de obras utópicas, em especial a Saga Star Wars, como instrumento metodológico no Ensino Médio Integrado ao Técnico proposto pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sobretudo no ensino de filosofia. Consideramos a ideia de esperança e como essa perpassa pelos conceitos de utopia e, também, de distopia e retrotopia. A pesquisa está ancorada no materialismo histórico dialético, sendo os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica e análise textual e sócio-histórica de obras cinematográficas. Como resultado, a constatação de que a Saga Star Wars tem potencial pedagógico para o ensino de filosofia, baseado na proposta freiriana da ação-reflexão-ação no ensino médio integrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Lionilde Araujo da Silva, Josina Maria Pontes Ribeiro, Ricardo do Santos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.