JOGOS, GAMIFICAÇÃO E ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1027Palavras-chave:
Vygotsky, aprendizagem colaborativa, ensino médio, educação profissional e tecnológicaResumo
O uso da gamificação nas salas de aula tem recebido atenção dos pesquisadores da educação no intuito de combater a apatia, o desinteresse e a insatisfação pelas aulas expositivas tradicionalmente empregadas. Desta forma, por meio da presente revisão sistemática de literatura, buscamos por trabalhos brasileiros que apresentam como os pesquisadores conjugaram jogos lúdicos e gamificação no ensino e aprendizagem voltados ao ensino médio com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Foram encontradas dezenove teses e dissertações, sendo que em todos os trabalhos houve desempenho de aprendizado igual ou melhor que as expectativas dos pesquisadores, sob algumas considerações. Contudo, não é possível estabelecer com clareza métodos de avaliação nos jogos, de forma que o processo de ação e resposta possa compor as notas formais.
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