JOGOS, GAMIFICAÇÃO E ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1027

Palavras-chave:

Vygotsky, aprendizagem colaborativa, ensino médio, educação profissional e tecnológica

Resumo

O uso da gamificação nas salas de aula tem recebido atenção dos pesquisadores da educação no intuito de combater a apatia, o desinteresse e a insatisfação pelas aulas expositivas tradicionalmente empregadas. Desta forma, por meio da presente revisão sistemática de literatura, buscamos por trabalhos brasileiros que apresentam como os pesquisadores conjugaram jogos lúdicos e gamificação no ensino e aprendizagem voltados ao ensino médio com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Foram encontradas dezenove teses e dissertações, sendo que em todos os trabalhos houve desempenho de aprendizado igual ou melhor que as expectativas dos pesquisadores, sob algumas considerações. Contudo, não é possível estabelecer com clareza métodos de avaliação nos jogos, de forma que o processo de ação e resposta possa compor as notas formais.

Biografia do Autor

Bruno Delmondes Xavier, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Formado em Ciências Contábeis pela Estácio de Sá desde Março de 2011, atuou de março de 2008 até março de 2020 em Cooperativas de Crédito nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Análise das Demonstrações Financeiras, Planejamento Financeiro Corporativo e Operações Administrativas. Atuou no ano de 2013 como Professor Substituto de Ciências Contábeis na UFMS - Campus Pantanal (Corumbá-MS) lecionando no período noturno na graduação. Atualmente está engajado em pesquisas, cursando o Mestrado Profissional ProfEPT em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Turma 2019, com projeto de pesquisa em método de ensino-aprendizagem em Gestão Empresarial para o Ensino Médio.

Dante Alighieri Alves de Mello, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura Plena em Física (2006), mestrado em Química (2009) e doutorado em Educação (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), na cidade de Campo Grande-MS. Tem experiência nas áreas de Eletroquímica, Ensino de Física e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrocromismo (eletrodeposição reversível de eletrólitos sólidos), Experimentos de Baixo Custo para o Ensino de Física e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o ensino e aprendizagem de Física com base na Teoria de Vygotsky. Atualmente atua na Coordenação Local do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT/IFMS.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Delmondes Xavier, B., & Alves de Mello, D. A. (2022). JOGOS, GAMIFICAÇÃO E ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2020. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(2), 67-89. https://doi.org/10.36524/profept.v6i2.1027