QUE EMPREENDEDORISMO É ESSE? ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE TRABALHO NOS DISCURSOS DO NOVO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES DA EPT.

Autores

  • Matusalém de Brito Duarte CEFET-MG
  • Lucilene Batista Lopes CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3137

Palavras-chave:

Educação, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo, Empreendedorismo

Resumo

A Reforma do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415/2017, implementou uma série de mudanças na educação básica de nível médio nas escolas brasileiras. Muito além de alteração de carga horária e mudanças significativas no currículo a reforma reflete, de forma contundente, as praticas do neoliberalismo inserindo-o no ambiente escolar por meio dos itinerários formativos e dos eixos norteadores, sobretudo o eixo empreendedorismo. Este artigo busca fazer uma análise na tentativa de identificar as conexões entre o discurso da reforma e a promoção de uma subjetividade neoliberal na educação. Para tanto, foi examinado trechos da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, destacando o "empreendedorismo" como ponto fundamental para entender como a reforma está moldando uma pedagogia voltada para a adaptação do indivíduo ao ideal do "empreendedor de si mesmo". Sob este ponto de vista, a reforma do ensino médio não é apenas uma mudança estrutural na educação, mas também uma forma de promover valores e comportamentos alinhados com os princípios do neoliberalismo. Neste contexto, o estudante passa a ser “capacitado” para desenvolver “habilidades e competências” que o permita adaptar-se as diferentes demandas inerentes a um mundo de incertezas e constantes mudanças relacionadas ao mercado de trabalho. Com essa pesquisa, percebemos que o empreendedorismo pode ter um papel relevante no currículo escolar, mas é importante abordá-lo de forma crítica e contextualizada, reconhecendo seus limites e desafios, e garantindo que a educação permaneça centrada no desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção do bem comum. O ensino do eixo empreendedorismo no Ensino Médio, antes de uma imposição marcadamente neoliberal, deveria ser um espaço no qual os jovens irão debater e descobrir suas aptidões para que se sintam seguros e conscientes das suas decisões. Para que tenham a clareza de que empreender deve ser visto como uma opção, e não como o único caminho que os levará para um futuro de sucesso e independência financeira. 

Biografia do Autor

  • Lucilene Batista Lopes, CEFET-MG

    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/CEFET-MG, Licenciada Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Geografia.

Downloads

Publicado

06-03-2025

Como Citar

DE BRITO DUARTE, Matusalém; BATISTA LOPES, Lucilene. QUE EMPREENDEDORISMO É ESSE? ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE TRABALHO NOS DISCURSOS DO NOVO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES DA EPT. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 96–112, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3137. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3137.. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 192

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.