QUE EMPREENDEDORISMO É ESSE? ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE TRABALHO NOS DISCURSOS DO NOVO ENSINO MÉDIO E DAS DIRETRIZES DA EPT.
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3137Palavras-chave:
Educação, Novo Ensino Médio, Neoliberalismo, EmpreendedorismoResumo
A Reforma do Ensino Médio promulgada pela Lei 13.415/2017, implementou uma série de mudanças na educação básica de nível médio nas escolas brasileiras. Muito além de alteração de carga horária e mudanças significativas no currículo a reforma reflete, de forma contundente, as praticas do neoliberalismo inserindo-o no ambiente escolar por meio dos itinerários formativos e dos eixos norteadores, sobretudo o eixo empreendedorismo. Este artigo busca fazer uma análise na tentativa de identificar as conexões entre o discurso da reforma e a promoção de uma subjetividade neoliberal na educação. Para tanto, foi examinado trechos da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, destacando o "empreendedorismo" como ponto fundamental para entender como a reforma está moldando uma pedagogia voltada para a adaptação do indivíduo ao ideal do "empreendedor de si mesmo". Sob este ponto de vista, a reforma do ensino médio não é apenas uma mudança estrutural na educação, mas também uma forma de promover valores e comportamentos alinhados com os princípios do neoliberalismo. Neste contexto, o estudante passa a ser “capacitado” para desenvolver “habilidades e competências” que o permita adaptar-se as diferentes demandas inerentes a um mundo de incertezas e constantes mudanças relacionadas ao mercado de trabalho. Com essa pesquisa, percebemos que o empreendedorismo pode ter um papel relevante no currículo escolar, mas é importante abordá-lo de forma crítica e contextualizada, reconhecendo seus limites e desafios, e garantindo que a educação permaneça centrada no desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção do bem comum. O ensino do eixo empreendedorismo no Ensino Médio, antes de uma imposição marcadamente neoliberal, deveria ser um espaço no qual os jovens irão debater e descobrir suas aptidões para que se sintam seguros e conscientes das suas decisões. Para que tenham a clareza de que empreender deve ser visto como uma opção, e não como o único caminho que os levará para um futuro de sucesso e independência financeira.
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