CONHECIMENTOS TRADICIONAIS VERSUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS?
EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO QUE RELIGUE OS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1104Palavras-chave:
comunidades tradicionais, saberes, currículo, inclusão, mundo do trabalhoResumo
Nesse artigo, discutimos acerca das comunidades tradicionais, grupos culturalmente diferenciados, que têm formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais na sua reprodução cultural, social e econômica, e utilizam conhecimentos e práticas adquiridos pela tradição. Baseamo-nos em estudos produzidos por pesquisadores que compreendem os conhecimentos científicos e tradicionais como tendo origens comuns: a capacidade humana de observar e construir formas de interpretar o mundo. Defendemos a necessidadede um currículo inclusivo que permita trocas de saberes entre essas comunidades e as instituições de ensino. Destacamos a urgência de essas interlocuções ocorrerem nas instituições que formam para o mundo do trabalho, haja vista a necessidade de trabalhadores que possuam um conhecimento para além das necessidades do mercado.
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