CONHECIMENTOS TRADICIONAIS VERSUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS?

EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO QUE RELIGUE OS SABERES

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.
  • Valdo Sousa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, Campus Acaraú).

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5iEspecial.1104

Palavras-chave:

comunidades tradicionais, saberes, currículo, inclusão, mundo do trabalho

Resumo

Nesse artigo, discutimos acerca das comunidades tradicionais, grupos culturalmente diferenciados, que têm formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais na sua reprodução cultural, social e econômica, e utilizam conhecimentos e práticas adquiridos pela tradição. Baseamo-nos em estudos produzidos por pesquisadores que compreendem os conhecimentos científicos e tradicionais como tendo origens comuns: a capacidade humana de observar e construir formas de interpretar o mundo. Defendemos a necessidadede um currículo inclusivo que permita trocas de saberes entre essas comunidades e as instituições de ensino. Destacamos a urgência de essas interlocuções ocorrerem nas instituições que formam para o mundo do trabalho, haja vista a necessidade de trabalhadores que possuam um conhecimento para além das necessidades do mercado.

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SILVA, Valdo Sousa da. CONHECIMENTOS TRADICIONAIS VERSUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? : EM DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO QUE RELIGUE OS SABERES. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. Especial, p. 8–28, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5iEspecial.1104. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1104.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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