PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1899Palavras-chave:
saberes, professores, Educação Básica, Educação Profissional, ExtensãoResumo
A ideia de propor um curso de extensão para a comunidade surgiu das discussões realizadas no curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, especificamente na unidade curricular Pesquisa e Extensão na Educação Profissional. O objetivo geral desta ação foi possibilitar aos estudantes, servidores e público-alvo, especificamente aos profissionais da educação básica e da educação profissional, refletir sobre os desafios vivenciados no cotidiano do processo de ensinar e de aprender na educação básica e profissional. Desta forma, a realização da atividade extensionista mobilizou um grupo de estudantes que se dispuseram a investigar a proposta de um curso de extensão a fim de ofertar um curso online que atendesse as necessidades formativas dos docentes inseridos no contexto da educação básica e profissional. Esta ação ofertou 10 minicursos, oferecidos semanalmente, para a comunidade, que ocorreram de forma remota através da plataforma Youtube, no período de outubro a dezembro de 2021, a partir de um levantamento feito pelos estudantes das temáticas em que o público-alvo apresentava necessidade de ampliar seus conhecimentos. Nesse sentido, este curso de extensão possibilitou discutir temáticas que representassem os desafios no processo de ensinar e aprender para os profissionais da educação básica e profissional. Por fim, destaca-se que além de contribuir com a formação desses estudantes, o curso também proporcionou a cerca de 400 pessoas da comunidade externa, a reflexão sobre os desafios que vivenciam no cotidiano do processo de ensinar e de aprender na educação básica e profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.