LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.672

Palavras-chave:

Licenciaturas. Educação Profissional. PIBID. IFRN.

Resumo

A temática do estudo é a formação inicial docente. O objetivo é refletir sobre o fortalecimento das práxis de formação nas licenciaturas do IFRN, mediante a dinâmica do PIBID na relação com as escolas da Rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte, e a aprendizagem dos licenciandos sobre o campo epistêmico da educação profissional. Metodologicamente, o artigo privilegia a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados apontam que o PIBID qualificou a formação dos licenciandos do IFRN, antecipando a prática docente por meio de experiências metodológicas, tecnológicas, inovadoras, contextuais e interdisciplinares; e que, no IFRN, o Programa alargou os espaços de diálogo e de aprendizagem sobre o campo epistêmico da educação profissional em uma perspectiva transformadora.

Biografia do Autor

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, IFRN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN); Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGED/UFAL); Especialista em Formação para a Docência do Ensino Superior pelo Centro de Educação de Maceió (CESMAC); Graduada em Geografia pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (FUNESA); Professora Titular da Universidade Estadual de Alagoas, da cadeira de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Geografia - Campus III; Docente Permanente do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Cultura do Programa de Pós - Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (PRODIC/UNEAL), das cadeiras: Métodos e Técnicas de Pesquisa; Aspectos socioculturais dos sujeitos. Vinculada à Linha de Pesquisa: Território, cultura e saberes locais. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, Diferenças Socioculturais, Currículo, Formação e Saberes Docentes - GRUPEGs/ UNEAL; Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UNEAL. Pesquisadora da área de Educação com ênfase em Educação; Educação Geográfica; Currículo; Formação e Saberes Docentes no âmbito da Educação Básica, sobretudo, na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) pleo INEP/MEC. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Geografia, Campus III. Articuladora da formação docente no PIBID e PRP/Uneal. Membro de Acompanhamento do PIBID e PRP/Uneal. Possui larga experiência na Educação Básica desde a sala de aula à gestão escolar na condição de Diretora Geral e Coordenadora Pedagógica.

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Silva, J. M. N. da, & Tavares, A. M. B. do N. (2020). LICENCIATURAS INTEGRADAS AO CAMPO EPISTÊMICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: : DINÂMICA E POSSIBILIDADES POR MEIO DO PIBID NO IFRN. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 4(2), 174-189. https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.672