EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Percursos para Inclusão

Autores

  • TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA EPSJV / FIOCRUZ
  • FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO EPSJV / FIOCRUZ
  • FLÁVIA Coelho Ribeiro EPSJV / FIOCRUZ
  • SIMONE GOULART RIBEIRO EPSJV / FIOCRUZ
  • ANAKEILA DE BARROS STAUFFER EPSJV / FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v9i1.2661

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Politecnia, Planejamento Educacional Individualizado (PEI)

Resumo

Esta experiência buscou constituir práticas inclusivas que permitissem o pleno desenvolvimento de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Saúde na AVALIAÇÃO CEGA. A estratégia pedagógica utilizada foi a realização do Planejamento Educacional Individualizado (PEI), desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular, utilizando os laboratórios de ensino e a equipe docente da AVALIAÇÃO CEGA. Observou-se que essa vivência proporcionou a criação de um espaço acolhedor para a aprendizagem, propiciando o acesso aos conhecimentos técnico-científicos pertinentes ao campo da formação profissional em Saúde, assim como a realização do trabalho educativo no que tange aos aspectos relativos à comunicação e interação social.

Biografia do Autor

  • TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA, EPSJV / FIOCRUZ

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFF), mestre em Ciências Médicas (UERJ), Doutora em Biologia Parasitária (IOC/Fiocruz), pós-doutora em Bioquímica e Biologia Molecular (Programa Brasil Sem Miséria / Capes).

  • FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO, EPSJV / FIOCRUZ

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Médica Veterinária, especialista em Patologia Clínica Veterinária (Qualittas) e mestre em Biologia Parasitária (IOC/Fiocruz). Doutoranda em Biologia Celular e Molecular (IOC/ Fiocruz).

  • FLÁVIA Coelho Ribeiro , EPSJV / FIOCRUZ

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Médica Veterinária (UENF), especialização Latu Sensu em docência em Educação profissional em Saúde (Epsjv/ Fiocruz). Mestre em patologia veterinária Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em ciências ( INI/ Fiocruz).

  • SIMONE GOULART RIBEIRO, EPSJV / FIOCRUZ

    É professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lecionando sobre biossegurança em saúde, pesquisando e desenvolvendo jogos aplicados à educação em saúde. Bióloga, Mestranda em Saúde Pública e Meio Ambiente na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades (ENSP).

  • ANAKEILA DE BARROS STAUFFER, EPSJV / FIOCRUZ

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedagoga e Mestre em Educação (UERJ), Doutora em Ciências Humana e Educação (PUC -RJ). Integrante do grupo de pesquisa Estado, políticas e espaço público. Professora do Ensino Fundamental em Duque de Caxias, atuando na Educação Especial e Inclusiva.

Downloads

Publicado

07-10-2025

Como Citar

SILVA GALDINO DE PAULA, TAINAH; DE OLIVEIRA BOTTINO, FERNANDA; COELHO RIBEIRO , FLÁVIA; GOULART RIBEIRO, SIMONE; DE BARROS STAUFFER, ANAKEILA. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Percursos para Inclusão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 35–49, 2025. DOI: 10.36524/profept.v9i1.2661. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2661.. Acesso em: 8 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 63

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.