SAÚDE MENTAL DISCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES E DOCENTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i2.753Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, saúde mental, ensino médio integrado, psicologia escolarResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi desvelar as experiências dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, de um Câmpus do Instituto Federal de São Paulo, no que concerne à saúde mental discente. Esta proposta originou, como produto educacional, uma formação continuada de docentes sobre a temática. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram grupos focais e questionários online. Para os alunos pesquisados, a relação social, entre alunos e instituição, entre discentes e docentes, gera sofrimento. Já para os professores é uma questão individual: do aluno e de suas condições pessoais que antecedem à escola. O sofrimento psíquico discente está atrelado às contradições dadas pelas desigualdades sociais que atravessam a escola.
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Copyright (c) 2021 Josiane de Paula Jorge Tsunematsu, Rodrigo Palucci Pantoni, Fabian Maris Versuti
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