REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Wallace Pereira Sant Ana
  • Glaucia Tomaz Marques Pereira
  • Lauce Noriyo de Moraes Nozaki
  • Lucas Manoel Andrade
  • Paulo Roberto de Oliveira Santos
  • Cláudia Helena dos Santos Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i2.433

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Integração e Articulação, Sistema Capitalista

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar alguns fundamentos das bases conceituais da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional e Tecnológica, como a lógica do sistema capitalista, o analfabetismo, a formação da classe trabalhadora, os conflitos políticos e as políticas educacionais, bem como os aspectos da integração e articulação entre as modalidades educacionais em questão. Realizamos uma revisão bibliográfica em que, a partir de relatos de professores e estudantes presentes na obra de Castro (2011), discutimos a temática proposta à luz dos referenciais teóricos utilizados. Os resultados mostraram que a articulação e a integração entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica é uma das possibilidades para o enfrentamento e a superação da educação fragmentada e dualista proposta pelo sistema capitalista, a partir de uma formação emancipatória, omnilateral e politécnica dos estudantes.

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Publicado

15-12-2019

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (2019). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 3(2), 22-36. https://doi.org/10.36524/profept.v3i2.433

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