REFLEXÕES SOBRE A ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v3i2.433Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Integração e Articulação, Sistema CapitalistaResumo
O artigo tem como objetivo analisar alguns fundamentos das bases conceituais da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional e Tecnológica, como a lógica do sistema capitalista, o analfabetismo, a formação da classe trabalhadora, os conflitos políticos e as políticas educacionais, bem como os aspectos da integração e articulação entre as modalidades educacionais em questão. Realizamos uma revisão bibliográfica em que, a partir de relatos de professores e estudantes presentes na obra de Castro (2011), discutimos a temática proposta à luz dos referenciais teóricos utilizados. Os resultados mostraram que a articulação e a integração entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnológica é uma das possibilidades para o enfrentamento e a superação da educação fragmentada e dualista proposta pelo sistema capitalista, a partir de uma formação emancipatória, omnilateral e politécnica dos estudantes.
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