Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:

A (Des)humanização do trabalhador na educação para o trabalho

Autores

  • Ígor Lindemaier Cavalheiro IFFAR https://orcid.org/0000-0001-9693-4307
  • Adão Caron Cambraia IFFAR
  • Ricardo Antonio Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.2979

Palavras-chave:

educação, profissional , trabalho

Resumo

Este trabalho trata da concepção e desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A pergunta de pesquisa é: Quais as principais características da Educação Profissional  historicamente constituída no Brasil? Como a EPT foi se constituiu historicamente no Brasil? O objetivo é analisar as condições da EPT, desde o período colonial até a atualidade, para compreender características de cada momento, identificando a EPT como um campo de disputas entre a classe dirigente e os trabalhadores. A metodologia, adotada foi uma análise qualitativa de cunho bibliográfico, em que se selecionou estudos de livros e artigos de autores referência sobre a história da EPT no Brasil. Como resultado, percebeu-se que a EPT sempre esteve ligada ao trabalho, seja alienado (utilizado como política assistencialista e de controle social) ou como princípio educativo constitutivo do humano.

Biografia do Autor

  • Adão Caron Cambraia, IFFAR

    Adão Caron Cambraia é graduado em Informática (UNIJUÍ) e Pedagogia (UFSM). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha desde 2011. Mestre e Doutor em Educação nas Ciências Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Informática aplicada à Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro da Comissão Institucional de Pesquisa (CIP) do Instituto Federal Farroupilha. Professor e Orientador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar, atuando na Linha de Pesquisa Organização e Memória da Educação Profissional e Tecnológica. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal Farroupilha (GIEPE-Iffar). Integrante do Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma Rede envolvendo quinze grupos de pesquisa dos institutos federais e universidades gaúchas: IFFar, IFSul, IFRS, UFSM, UNIJUI. Esses grupos associados produzem pesquisas, estudos, eventos, atividades, produção acadêmica em conjunto visando a potencializar a abordagem da EPT como política educacional no Estado e no país. Tem experiência nas áreas: Currículo Integrado na EPT, Educação em Computação e Cultura Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo Integrado, Aprendizagem em Ambientes Digitais, Cultura tecnológica, Informática na Educação e Projetos integradores, Formação Docente e Currículo.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

LINDEMAIER CAVALHEIRO, Ígor; CARON CAMBRAIA, Adão; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:: A (Des)humanização do trabalhador na educação para o trabalho. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 01–16, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i3.2979. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2979.. Acesso em: 1 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 184

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.