Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil:
A (Des)humanização do trabalhador na educação para o trabalho
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.2979Palavras-chave:
educação, profissional , trabalhoResumo
Este trabalho trata da concepção e desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A pergunta de pesquisa é: Quais as principais características da Educação Profissional historicamente constituída no Brasil? Como a EPT foi se constituiu historicamente no Brasil? O objetivo é analisar as condições da EPT, desde o período colonial até a atualidade, para compreender características de cada momento, identificando a EPT como um campo de disputas entre a classe dirigente e os trabalhadores. A metodologia, adotada foi uma análise qualitativa de cunho bibliográfico, em que se selecionou estudos de livros e artigos de autores referência sobre a história da EPT no Brasil. Como resultado, percebeu-se que a EPT sempre esteve ligada ao trabalho, seja alienado (utilizado como política assistencialista e de controle social) ou como princípio educativo constitutivo do humano.
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Copyright (c) 2025 Ígor Lindemaier Cavalheiro, Adão Caron Cambraia, Ricardo Antonio Rodrigues

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