PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1880Palavras-chave:
educação especial, inclusão, educação profissional e tecnológicaResumo
Esta pesquisa é uma revisão sistemática de artigos brasileiros que descrevem trabalhos sobre Educação Especial na Educação Profissional, destacando os relacionados com boas práticas e estudos de casos, com intuito de contribuir com os profissionais que atuam nessa área. Para isso, buscou-se periódicos nacionais que eram disponibilizados de forma gratuita, sendo selecionadas, sobre o tema, quatro revistas indexadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foram encontrados somente cinco artigos que tratam da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional e que foram escritos entre 2012 e 2019. Os artigos encontrados não foram, como esperado num primeiro momento, sobre estudo de caso, porém refletiam pesquisas atuais na área e atingiam o objetivo principal da pesquisa,: o de fazer uma revisão sistemática de artigos na área de Educação Especial na Educação Profissional. A análise dos mesmos se deu a partir de duas questões principais: quais as deficiências abordadas e quais as contribuições dos trabalhos para a Educação Especial na modalidade da Educação Profissional. Esta revisão aponta questões significativas para os profissionais que atuam na área da Educação Profissional na vertente da Educação Especial, destacando a importância da formação e da troca entre pares e instituições, como importante ferramenta no avanço do processo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional, além de destacar a importância do registro e publicação de práticas educativas, pois as mesmas contribuem para discussões, análise e proposições por outros grupos profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.