PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Cristina Sarturi IFPR
  • Angela Maria dos Santos Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1880

Palavras-chave:

educação especial, inclusão, educação profissional e tecnológica

Resumo

Esta pesquisa é uma revisão sistemática de artigos brasileiros que descrevem trabalhos sobre Educação Especial na Educação Profissional, destacando os relacionados com boas práticas e estudos de casos, com intuito de contribuir com os profissionais que atuam nessa área. Para isso, buscou-se periódicos nacionais que eram disponibilizados de forma gratuita, sendo selecionadas, sobre o tema, quatro revistas indexadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Foram encontrados somente cinco artigos que tratam da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional e que foram escritos entre 2012 e 2019. Os artigos encontrados não foram, como esperado num primeiro momento, sobre estudo de caso, porém refletiam pesquisas atuais na área e atingiam o objetivo principal da pesquisa,: o de fazer uma revisão sistemática de artigos na área de Educação Especial na Educação Profissional. A análise dos mesmos se deu a partir de duas questões principais: quais as deficiências abordadas e quais as contribuições dos trabalhos para a Educação Especial na modalidade da Educação Profissional. Esta revisão aponta questões significativas para os profissionais que atuam na área da Educação Profissional na vertente da Educação Especial, destacando a importância da formação e da troca entre pares e instituições, como importante ferramenta no avanço do processo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, na Educação Profissional, além de destacar a importância do registro e publicação de práticas educativas, pois as mesmas contribuem para discussões, análise e proposições por outros grupos profissionais.

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Publicado

05-09-2024

Como Citar

SARTURI, Cristina; DOS SANTOS, Angela Maria. PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 46–61, 2024. DOI: 10.36524/profept.v8i1.1880. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1880.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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