ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DISCUSSÃO E CARACTERIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.419Palavras-chave:
Espaço, Aprendizagem, ConhecimentoResumo
Este estudo tem por objetivo discutir o termo Espaços de Aprendizagem, especificamente, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e evidenciar quais os aspectos caracterizam estes espaços. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa o bibliográfico conceitual desenvolvido por Nascimento-e-Silva (2012), que consiste na formulação de questões norteadoras posteriormente, na coleta de dados em bases de dados científicas (Periódicos Capes e Science Direct), organização e interpretação dos dados para a geração de respostas. Os resultados obtidos permitiram esclarecer que Espaços de Aprendizagem são caracterizados, principalmente, como locais onde o conhecimento é estruturado de forma física ou virtual, visando facilitar o processo de aprendizagem. Evidenciou-se, ainda, que para ser considerado um espaço de aprendizagem o ambiente deve apresentar, pelo menos, três características que são: 1) um sistema de ensino e conhecimentos organizados; 2) procedimentos de ensino e aprendizagem elaborados de acordo com as necessidades do público alvo; 3) utilização de técnicas de gestão no gerenciamento dos espaços. A contribuição deste estudo para a área de educação profissional e tecnológica se dá em dois aspectos: primeiro porque permite uma discussão e a tentativa de definir o que são espaços pedagógicos no contexto da EPT e segundo porque apresenta para os docentes um novo papel, o de gestor do conhecimento.
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