ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA

Autores

  • Francislene Rosas da Silva
  • Ronegildo de Souza Silva
  • Patrícia Mendes Calixto
  • José Marlo Araújo de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.639

Resumo

A iniciação à docência é um período de descobertas e intensa aprendizagem em que o professor se insere em um novo contexto e cultura escolar, sendo o momento que mais precisa do apoio institucional. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos docentes sobre os processos de acolhimento, integração e os impactos vivenciados em sua prática pedagógica. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Acre Campus Cruzeiro do Sul - AC, foram realizadas investigações bibliográficas, documentais e entrevistas com os docentes nas diferentes áreas de conhecimento, básicas e técnicas.  Os resultados da pesquisa mostram que a questão do acolhimento é fundamental de ser implementada na instituição, possibilitando ao professor iniciante conhecer o contexto institucional e organizacional.

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

SILVA, Francislene Rosas da; SILVA, Ronegildo de Souza; CALIXTO, Patrícia Mendes; AZEVEDO, José Marlo Araújo de. ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOCENTE: ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA AO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 165–189, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4iEspecial.639. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/639.. Acesso em: 22 jan. 2025.