FORMAÇÃO NO E PARA O TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.383Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho, Formação Humana, MarxResumo
Tendo em vista a proposta de alinhamento conceitual do ProfEPT, destaca-se a contribuição de Marx quanto à relação entre formação humana e trabalho. Esse autor apresenta o trabalho como uma ação que instaura relações do ser humano com a natureza e com outros seres humanos. O trabalho representa, assim, um agir formativo sob relações historicamente determinadas. Quando analisa as formas da produção no capitalismo, Marx aponta que o trabalho explorado engendra uma formação unilateral. Contudo, a produção mecanizada traz gérmens não apenas de uma formação omnilateral, mas também de uma educação do futuro que articula educação intelectual, física/estética e tecnológica a partir dos interesses dos trabalhadores. Desde seu estabelecimento em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm ensaiado, em meio a contradições diversas, experiências nesse horizonte políticopedagógico. Por essa razão, podem apresentar-se como agente importante na defesa da frágil, mas necessária perspectiva de educação integrada.
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