FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM

Autores

  • Deuzilene Marques Salazar
  • Gilson Allefy Chaves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.637

Resumo

A formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

SALAZAR, Deuzilene Marques; SILVA, Gilson Allefy Chaves da. FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 4, n. Especial, p. 122–144, 2020. DOI: 10.36524/profept.v4iEspecial.637. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/637.. Acesso em: 22 dez. 2024.