FORMAÇÃO POLITÉCNICA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO DO IFAM

Autores

  • Deuzilene Marques Salazar
  • Gilson Allefy Chaves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.637

Resumo

A formação politécnica consiste no processo formativo do homem em múltiplas dimensões com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades na qual o trabalho seja uma dimensão ontocriativa, mediado pelo conhecimento, ciência e tecnologia. Analisa-se os Objetivos do curso e o Perfil do Egresso definidos nos projetos político-pedagógicos do curso técnico de informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), evidenciando os fundamentos da educação profissional e tecnológica, principalmente no que se refere à formação politécnica. O corpus do estudo se constituiu dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos técnicos de Informática nas modalidades integrado e subsequente dos campi da I Fase de Expansão da Rede Federal localizados nos municípios de Manaus, Coari e São Gabriel da Cachoeira. Destacando a abordagem qualitativa e apoiada na pesquisa de caráter documental, nossa análise consistiu em três momentos: a) leitura das seções introdutórias e metodológicas dos PPCs; b) categorização temática dos Objetivos e do Perfil do Egresso definidos nos PPC; c) tematização dos núcleos significantes. Fundamentou-se a análise em Marx (1982), Saviani (2003), Pistrak (2011) e Moura (2015); além de debatermos o trabalho como princípio educativo, a partir da visão de Manacorda (2007), Frigotto (2009), Ciavatta e Ramos (2011) e Borges (2017). Constata-se evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia em 75% dos PPCs analisados.

Publicado

2020-04-30