POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA VISITA TÉCNICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i1.1502Palavras-chave:
Ensino Técnico, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais, Integração teoria-práticaResumo
A visita técnica é um recurso didático e pedagógico que aproxima o estudante do mercado de trabalho, possibilitando a visualização dos assuntos discutidos em teoria na prática do dia a dia. Entretanto, há certa escassez de informações sobre a temática no ensino médio integrado (EMI) ofertado nos Institutos Federais. Assim, o presente estudo teve como objetivo compreender as potencialidades e desafios que a visita técnica apresenta na perspectiva dos docentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim. A pesquisa foi de abordagem qualitativa com a aplicação de questionários aos professores do IFMS Campus Coxim, sendo encaminhado convite via e-mail a todo corpo docente desta unidade explicando a característica e os objetivos da pesquisa. Com relação à participação dos docentes, houve a devolutiva de vinte e nove (29) questionários. Entre os respondentes, treze (13) já havia participado de uma visita técnica com estudantes do EMI. Os docentes que participaram de visitas técnicas pontuaram que a visita contribui com a formação dos estudantes e possui enorme potencial para aliar a teoria aplicada em sala de aula com a vivência prática em ambientes externos, promovendo uma integralidade na sua formação humana, fazendo o reconhecimento da realidade profissional e expandindo seus horizontes em outras áreas que são exploradas durante a visitação. Todavia, mesmo com essa compreensão, houveram relatos enfatizando que a execução é cansativa e muito trabalhosa em função dos aspectos burocráticos envolvidos no planejamento da atividade. Portando, um desafio institucional a ser discutido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.