APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITO E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3128Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Educação Profissional e Tecnológica, Educação à DistânciaResumo
O propósito deste estudo é discutir a Aprendizagem Significativa na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade à distância, ressaltando o conceito e as estratégias utilizadas para se obter um modelo de planejamento, que abranja definições e características essenciais aos processos de ensino e aprendizagem, para o alcance de uma educação equitativa para todos. Dessa forma, a abordagem do tema teve por finalidade apresentar a importância da significação nos processos de ensino e aprendizagem, bem como conceder respostas aos questionamentos: O que é uma Aprendizagem Significativa?; Que estratégias de planejamento e elementos educativos podem contribuir para o alcance de uma Aprendizagem Significativa na Educação Profissional e Tecnológica, sendo conduzida na modalidade à distância?; Que benefícios a Aprendizagem Significativa pode trazer para Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade à distância?. O estudo foi conduzido em uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, utilizando como fontes alguns referenciais especializados em bases educacionais que endossam e discutem os termos planejamento, processo didático, plataforma educacional, e as definições de professor, aluno, avaliação, afetividade e acessibilidade. Dessa forma, pretende-se apresentar a importância dos termos que, empregados à luz de uma Aprendizagem Significativa, proporcionam a elevação da motivação e a consolidação do processo de ancoragem de conhecimentos na Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade à distância. Os resultados apontaram que um planejamento bem estruturado e contextualizado frente as bases teóricas da educação elencadas, em conjunto com a Teoria das Inteligências Múltiplas, contribuem para uma aprendizagem cheia de significações, por proporcionar uma maior identificação das necessidades do aluno.
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