Notas sobre propriedade Intelectual NA EPT:

animação como recurso educacional para formação de alunos da eptnm.

Autores

  • Felipe Augusto do Carmo Lemos
  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG/ Campus Divinópolis

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.2801

Palavras-chave:

propriedade intelectual, animação, EPTNM, inovação tecnológica

Resumo

Este texto apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma animação intitulada Notas sobre propriedade intelectual na EPT, um produto educacional construído a partir de uma investigação de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Esse produto educacional resultou de uma pesquisa que coletou, junto a professores e alunos de uma unidade de uma escola de EPT, informações que permitissem identificar o nível de conhecimento que alunos e professores dessa instituição possuíam sobre os mecanismos de proteção intelectual então vigentes para, com os dados coletados, elaborar um produto educacional que contribuísse para a ampliação do conhecimento que esse público-alvo apresentava sobre a temática em questão. A avaliação da versão final da animação de que trata este texto aponta para o forte potencial de utilização desse formato de produto educacional para a superação de lacunas de conhecimento por parte dos alunos, bem como para o interesse dos docentes em utilizar a animação com recurso pedagógico na educação profissionalizante, alinhando a ação docente com a perspectiva contemporânea da pedagogia dos multiletramentos (ROJO, MOURA, 2012).

Biografia do Autor

  • Felipe Augusto do Carmo Lemos

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Divinópolis

    Técnico Administrativo em Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Campus Divinópolis

  • Rodrigo Alves dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG/ Campus Divinópolis

    Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Cultura do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Divinópolis, atuando em cursos técnicos de nível médio, na educação de nível superior e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Possui graduação em Letras Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências e Praticas Educativas pela Universidade de Franca (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e suas Tecnologias, atuando como professor e pesquisador principalmente nos seguintes temas: formação de leitores e leitura literária; análise de livros e manuais didáticos para o ensino de Português língua materna e estrangeira; formação de professores, didática, métodos e técnicas de ensino/aprendizagem no ensino médio e no superior; uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de leitores em contextos escolares (nível médio e superior) e não escolares.

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Publicado

06-03-2025

Como Citar

DO CARMO LEMOS, Felipe Augusto; ALVES DOS SANTOS, Rodrigo. Notas sobre propriedade Intelectual NA EPT:: animação como recurso educacional para formação de alunos da eptnm. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 196–207, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.2801. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/2801.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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