O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA

Autores

  • Eudes Neves da Silva Santana
  • Juliana Maria Cardoso de Oliveira
  • Edilberto Fernandes Syryczyk

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.388

Palavras-chave:

Modelo da competência, Reapropriação do trabalho, Educação Profissional e tecnológica

Resumo

O modelo da competência, na concepção abordada por Philippe Zarifian, surge como uma alternativa de resposta às limitações apresentadas pelos modelos reinantes – o modelo da profissão e o modelo do posto de trabalho, inspirando a busca de uma reconfiguração da relação homem versus trabalho, permitindo, no dizer de Zarifian, a volta do trabalho para o trabalhador, uma volta da atividade no sujeito que age. As constantes mudanças no contexto socioeconômico, com as formas de (re)organizar a produção de bens e serviços passando por profundas transformações, desde as últimas décadas do século passado, vêm demandando a imposição de novas abordagens acerca das bases teóricas e práticas que dão sustentação ao modelo de produção capitalista. Nesse contexto o modelo da competência traz consigo oportunidades reais de transformações profundas no contexto social e econômico, tanto na perspectiva do trabalho quanto da Educação Profissional e Tecnológica. Com base nestas premissas, para o presente trabalho foi utilizada a abordagem metodológica de revisão bibliográfica crítica da obra: O Modelo da Competência, de Philippe Zarifian, e análise documental da legislação brasileira, objetivando traçar um paralelo entre o modelo da competência, seus conceitos e aplicabilidade no mundo do trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, considerando esta como lócus de aprendizagem centrada na autonomia do sujeito em relação ao objeto da aprendizagem e do saber, especialmente em decorrência do contexto marcado pelas constantes inovações tecnológicas e a exigência de um perfil de trabalhador com iniciativa, o que acabou impulsionando um diálogo entre trabalho e educação.

Downloads

Publicado

15-12-2018

Como Citar

NEVES DA SILVA SANTANA, Eudes; MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA, Juliana; FERNANDES SYRYCZYK, Edilberto. O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 56–65, 2018. DOI: 10.36524/profept.v2i2.388. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/388.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 171

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.