O MODELO DA COMPETÊNCIA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.388Palavras-chave:
Modelo da competência, Reapropriação do trabalho, Educação Profissional e tecnológicaResumo
O modelo da competência, na concepção abordada por Philippe Zarifian, surge como uma alternativa de resposta às limitações apresentadas pelos modelos reinantes – o modelo da profissão e o modelo do posto de trabalho, inspirando a busca de uma reconfiguração da relação homem versus trabalho, permitindo, no dizer de Zarifian, a volta do trabalho para o trabalhador, uma volta da atividade no sujeito que age. As constantes mudanças no contexto socioeconômico, com as formas de (re)organizar a produção de bens e serviços passando por profundas transformações, desde as últimas décadas do século passado, vêm demandando a imposição de novas abordagens acerca das bases teóricas e práticas que dão sustentação ao modelo de produção capitalista. Nesse contexto o modelo da competência traz consigo oportunidades reais de transformações profundas no contexto social e econômico, tanto na perspectiva do trabalho quanto da Educação Profissional e Tecnológica. Com base nestas premissas, para o presente trabalho foi utilizada a abordagem metodológica de revisão bibliográfica crítica da obra: O Modelo da Competência, de Philippe Zarifian, e análise documental da legislação brasileira, objetivando traçar um paralelo entre o modelo da competência, seus conceitos e aplicabilidade no mundo do trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, considerando esta como lócus de aprendizagem centrada na autonomia do sujeito em relação ao objeto da aprendizagem e do saber, especialmente em decorrência do contexto marcado pelas constantes inovações tecnológicas e a exigência de um perfil de trabalhador com iniciativa, o que acabou impulsionando um diálogo entre trabalho e educação.
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