O TRABALHO DOMÉSTICO E O ENSINO PROFISSIONAL:
concepções de alunos do ensino técnico subsequente sobre trabalho
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8i3.2391Palavras-chave:
Trabalho Doméstico, Crítica feminista, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conceito de trabalho doméstico e sua relação com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto dos cursos técnicos subsequentes em Administração e Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS), Campus Poços de Caldas. Tendo em vista a crítica feminista sobre a definição marxista de trabalho, buscou-se compreender como os conceitos de trabalho e trabalho doméstico são elaborados por alunas e alunos em formação profissional nessa modalidade de ensino. Para isso, foram realizadas duas etapas de coletas de dados. Em um primeiro momento, houve a aplicação de um questionário fechado com a participação de trinta e três discentes. Posteriormente, foi feita entrevista com seis estudantes, sendo três mulheres e três homens. A análise do material coletado demonstrou falta de consenso e perspectiva pouco crítica sobre a definição de trabalho, concepções contraditórias sobre o conceito de trabalho doméstico e os impactos das socializações diferenciais de homens e mulheres. A abordagem da temática em ambiente de formação profissional causa estranhamento e incômodo no público masculino, como se não tivesse relação alguma com sua inserção nos mundos do trabalho, o que contrasta com as concepções do público feminino.
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