DESEMPENHO OCUPACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Vladimir Schuindt da Silva Instituto Benjamin Constant
  • Tayane Silva da Silva Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçador/SC
  • Israel Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Paracambi

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8i2.1424

Palavras-chave:

Adolescente, Atividades Cotidianas, Ensino Médio Integrado, Terapia Ocupacional

Resumo

Analisar o desempenho ocupacional de adolescentes do Ensino Médio Integrado. Delineamento transversal com 38 adolescentes de um Instituto Federal da região meio-oeste de Santa Catarina, Brasil. O desempenho ocupacional foi avaliado com a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional. Os dados foram analisados pelos testes de Qui-quadrado, de Friedman, e de Correlação de Spearmann. As análises foram realizadas utilizando o software SPSS 20.0. Os resultados mostraram que as atividades-problemas alimentação, estudo e socialização, nas áreas do autocuidado, de produtividade e do lazer, respectivamente, foram mais citadas pelos adolescentes. Sugere-se a atuação do terapeuta ocupacional no cuidado aos adolescentes de Instituto Federal.

Downloads

Publicado

18-02-2025

Como Citar

SCHUINDT DA SILVA, Vladimir; SILVA DA SILVA, Tayane; SOUZA, Israel. DESEMPENHO OCUPACIONAL DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO . Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 78–85, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8i2.1424. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1424.. Acesso em: 2 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 152

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.