PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v7i3.1226

Palavras-chave:

projeto de vida, habilidades socioemocionais, vulnerabilidade socioeconômica, currículo

Resumo

A evasão e a retenção estudantil são temáticas recorrentes nas pesquisas educacionais. São fenômenos que forjam desigualdades, desconsideram as juventudes, interrompendo sonhos, invisibilizando realidades. Este artigo traz uma proposição de ação interventiva pedagógica a partir da elaboração de projetos de vida como estratégia para redução tanto da evasão quanto da retenção no Ensino Médio Integrado (EMI). A ação fundamentou-se nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e no entendimento da evasão e retenção de forma complexa e intensificada pela condição de vulnerabilidade socioeconômica. Apresenta-se uma oficina que integra uma sequência didática e que tem como objetivo estabelecer laços de amizade e fraternidade entre os colegas de turma. Entende-se que essa é uma possibilidade de ação para minimizar a evasão e retenção escolar, mas que precisa estar coordenada a outras, de forma interdisciplinar.

Biografia do Autor

  • Simone Braz Ferreira Gontijo, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

    Professora do Instituto Federal de Brasília, atuando como docente do curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica e do curso de Letras/ Espanhol do campus Ceilândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), Especialização em Política e Estratégia (ADESG/UnB), Administração da educação (UnB), Educação a Distância (UnB), Mestrado (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas e avaliação. Líder do GEFOR - Grupo de Estudos e Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico e Formação Docente e egressa do GEPA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico.

  • Ana Claudia Santana Dantas, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília (IFB). Graduada em Pedagogia. Pedagoga do campus Planaltina do IFB.

  • Ludimila Duque de Castro , INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília (IFB). Graduada em Pedagogia. Técnicas em assuntos educacionais do campus Recanto das Emas do IFB.

Downloads

Publicado

22-03-2024

Como Citar

BRAZ FERREIRA GONTIJO, Simone; SANTANA DANTAS, Ana Claudia; DUQUE DE CASTRO, Ludimila. PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA E ÊXITO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 73–86, 2024. DOI: 10.36524/profept.v7i3.1226. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1226.. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 165

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.