A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.674Palavras-chave:
estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.Resumo
Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) mantém os direitos autorais dos seus artigos sem restrições.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.