A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Josiana Bazana Instituto Federal Farroupilha
  • Sandra Instituto Federal Farroupilha
  • Maria Rosângela

Palavras-chave:

estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.

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Publicado

2021-07-22

Como Citar

Bazana, J., Nonenmacher, S. E. B., & Ramos, M. R. S. (2021). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 5(1), 23-40. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674