A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Josiana Bazana Instituto Federal Farroupilha
  • Sandra Instituto Federal Farroupilha
  • Maria Rosângela

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.674

Palavras-chave:

estágio; ensino médio integrado; práxis; estudo de caso.

Resumo

Este artigo resulta de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal Farroupilha. Teve como objetivo investigar como o estágio curricular supervisionado do curso contribui para a constituição da unidade teórico-prática, com base na percepção dos estudantes e dos professores orientadores. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionário e entrevista. A metodologia de análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, que permitiu compreender que os sujeitos envolvidos na investigação identificam o estágio curricular como a parte prática do curso, em contraposição a teoria, o que sugere uma visão dicotômica sobre o currículo. Além disso, foi possível identificar como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis.

Downloads

Publicado

24-09-2021

Como Citar

BAZANA, Josiana; NONENMACHER, Sandra Elisabet Bazana; RAMOS, Maria Rosângela Silveira. A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 23–40, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i1.674. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/674.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 172

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.