A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DEZ ANOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE TRAVESSIA

Autores

  • André Marcos de Sousa Nunes
  • Caio Bruno Wetterich

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v3i2.452

Palavras-chave:

Educação Profissional, Dualidade Educacional, IFNMG, Desafios, Conquistas

Resumo

Esse artigo, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, buscou investigar o processo histórico da educação profissional no Brasil e identificar os desafios e conquistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) na proposta de superar a dualidade educacional, ou seja, superar os modelos diferenciados de ensino conforme a classe social ocupada pelo indivíduo. Por meio de contribuições científicas de autores e análise de documentos institucionais confirma-se uma desigualdade estrutural na educação brasileira. Os resultados apontam que, na atualidade, os desafios enfrentados pelo IFNMG comprovam que há recuos significativos que o limita prosseguir na sua proposta, contudo, conquistas importantes ocorreram em uma década de existência.

Downloads

Publicado

15-12-2019

Como Citar

MARCOS DE SOUSA NUNES, André; BRUNO WETTERICH, Caio. A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DEZ ANOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE TRAVESSIA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 99–120, 2019. DOI: 10.36524/profept.v3i2.452. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/452.. Acesso em: 16 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 154

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.