A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DEZ ANOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS: UMA PROPOSTA DE TRAVESSIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v3i2.452Palavras-chave:
Educação Profissional, Dualidade Educacional, IFNMG, Desafios, ConquistasResumo
Esse artigo, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, buscou investigar o processo histórico da educação profissional no Brasil e identificar os desafios e conquistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) na proposta de superar a dualidade educacional, ou seja, superar os modelos diferenciados de ensino conforme a classe social ocupada pelo indivíduo. Por meio de contribuições científicas de autores e análise de documentos institucionais confirma-se uma desigualdade estrutural na educação brasileira. Os resultados apontam que, na atualidade, os desafios enfrentados pelo IFNMG comprovam que há recuos significativos que o limita prosseguir na sua proposta, contudo, conquistas importantes ocorreram em uma década de existência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.