ANÁLISE DE CISCURSOS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO RIO DOCE EM REVISTAS CIENTÍFICAS (2016-2020)
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2519Palavras-chave:
Educação Ambiental. Análise do Discurso Crítica. Barragem de Fundão.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, objetiva realizar análise bibliográfica, à luz dos pensamentos de Layargues e Lima (2014) a respeito das três macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, das narrativas presentes em discursos publicados em revistas científicas, entre 2016 e 2022, acerca das questões socioambientais ligadas ao Rio Doce na última década, no que se refere aos impactos provocados pelo rompimento da Barragem Fundão. Para esta análise buscaram-se os estudos de Fairclough (2016) que entendem o discurso como um momento, uma dimensão da prática social. Os resultados evidenciaram a predominância da macrotendência crítica nos discursos analisados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.