ANÁLISE DE CISCURSOS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO RIO DOCE EM REVISTAS CIENTÍFICAS (2016-2020)
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2519Palabras clave:
Educação Ambiental. Análise do Discurso Crítica. Barragem de Fundão.Resumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). E, objetiva realizar análise bibliográfica, à luz dos pensamentos de Layargues e Lima (2014) a respeito das três macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, das narrativas presentes em discursos publicados em revistas científicas, entre 2016 e 2022, acerca das questões socioambientais ligadas ao Rio Doce na última década, no que se refere aos impactos provocados pelo rompimento da Barragem Fundão. Para esta análise buscaram-se os estudos de Fairclough (2016) que entendem o discurso como um momento, uma dimensão da prática social. Os resultados evidenciaram a predominância da macrotendência crítica nos discursos analisados.