HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Franciele Teixeira da Silva Polez Prefeitura Municipal da Serra
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2506

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência. Formação de Professores. Anos Iniciais. Educação Antirracista.

Resumo

Este estudo parte de uma pesquisa de mestrado profissional, realizada no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes) e objetiva apresentar como o uso da História e Filosofia da Ciência, na formação continuada de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pode ser um caminho para o desenvolvimento de uma educação antirracista. Ancorados na perspectiva da Alfabetização Científica, os diálogos formativos buscaram discutir e refletir sobre o papel da Ciência na legitimação do racismo, fomentando práticas pedagógicas no contexto da Lei Federal nº 10.639/2003. A experiência da pesquisa nos permite reconhecer que o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pode ser um grande aliado no combate ao racismo, sendo o campo da História e Filosofia da Ciência um caminho de muitas possibilidades.

Downloads

Publicado

21-12-2023

Como Citar

TEIXEIRA DA SILVA POLEZ, Franciele; MOSCON OLIVEIRA, Eduardo Augusto. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 92–102, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v12i2.2506. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2506.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

61-70 de 145

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.