SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.953Palabras clave:
Prática Pedagógica, Lúdico, Ferramenta DidáticaResumen
As aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula.