UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM EXEMPLO PAUTADO NOS CONTEÚDOS DE HIDROSTÁTICA

Autores/as

  • João Paulo Casaro Erthal Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Costalonga Gama

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.945

Palabras clave:

Ensino de Física, Educação de Jovens e Adultos, Atividades Experimentais Demonstrativas

Resumen

Apresentamos uma proposta didática que utiliza de Atividades Experimentais Demonstrativas (AED) como estratégia de ensino de Física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apoiada nas premissas da aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2003) e da educação dialógica e emancipatória (FREIRE, 2013). Estabelecemos uma abordagem na qual cada ciclo é composto por três etapas: conceitual, experimental e síntese dos conhecimentos. A intervenção ocorreu com 14 alunos de EJA. Foram utilizadas 32 AED durante o trabalho. Para avaliar a proposta de ensino estruturada, como instrumento de coleta de dados, utilizamos sete questionários. As AED permitiram uma melhor compreensão dos conceitos e a metodologia proposta permitiu a participação ativa dos estudantes no processo de ensino, com a externalização do conhecimento dos educandos e a renegociação de significados com o professor. Concluímos que essa proposta atende as especificidades e as necessidades formativas dos sujeitos da EJA.

Publicado

03-08-2021

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