Novos Olhares para um Teorema já Conhecido: Teorema de Pitágoras
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.794Palabras clave:
Construção geométrica, Teorema de Pitágoras, Ensino de MatemáticaResumen
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do uso de um material didático (MD) para a ressignificação do Teorema de Pitágoras. A prática foi realizada com três turmas da 2ª série do ensino médio, numa escola da rede estadual, localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Como proposta, elaboramos uma tarefa que consistiu na construção geométrica de três quadrados, de maneira que seus lados formavam, entre eles, um triângulo retângulo. As medidas dos lados dos quadrados foram obtidas aleatoriamente por meio do lançamento simultâneo de dois dados. Os catetos teriam medidas definidas no lançamento dos dados e a hipotenusa por meio da medição, utilizando régua, ou pela aplicação do Teorema de Pitágoras. Todos os valores obtidos deveriam ser registrados em uma tabela disponibilizada pelos aplicadores. Os resultados foram bastante diversificados e sugerem o quanto variado pode ser o entendimento dos alunos de uma mesma turma diante da aplicação de um conteúdo.