ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS

Autores/as

  • Wilson Leandro Krummenauer Wilson Leandro Krummenauer Faculdade de Tecnologia (Ftec)
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.523

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Trigonometria, Vygotsky

Resumen

Neste artigo, relatamos uma proposta de ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Novo Hamburgo, RS. A proposta foi fundamentada na teoria de aprendizagem de Vygotsky, a qual preconiza que a aprendizagem deve ocorrer através da interação social entre indivíduos. Objetivando contextualizar o ensino das razões trigonométricas, em duplas, os alunos fotografaram diferentes ruas inclinadas da cidade. Através de uma análise das medidas no computador, aplicando as razões trigonométricas, chegaram ao valor da inclinação da referida rua. Os alunos relataram que a atividade foi fundamental não apenas em verificar o valor da inclinação, que foi muito distante do valor verificado de forma intuitiva, como também uma excelente aplicação da Matemática no cotidiano.

Publicado

12-02-2020

Cómo citar

KRUMMENAUER , Wilson Leandro; DARROZ , Luiz Marcelo. ESTUDO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO A PARTIR DA INCLINAÇÃO DE RUAS E RAMPAS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 110–119, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i1.523. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/523.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

111-120 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.