A História Contada além dos Livros: A Contribuição dos Espaços Não Formais de Educação para a Construção e Preservação da Memória Social
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.501Palabras clave:
Espaço de educação não formal. Alfabetização científica. Sequência Didática. Séries iniciais. HistóriaResumen
Esta pesquisa buscou ampliar a didática para o ensino da disciplina de História no 3º ano do Ensino Fundamental I. Dessa forma, essa pesquisa buscou compreender como a aprendizagem de conteúdos da disciplina de História sobre o município de Venda Nova do Imigrante-ES pode ser problematizada e desenvolvida a partir dos diálogos construídos durante a visitação e a observação de diferentes espaços de educação não formal do município. A pesquisa sugere a realização de um circuito agroeducativo Histórico-cultural como ferramenta pedagógica e a utilização de visitas mediadas a espaços de educação não formal. A proposta foi desenvolvida em formato de sequência didática de acordo com o processo EAR - elaboração, aplicação e reelaboração e sugere ainda um instrumento de validação. Desse modo foi realizada uma análise documental e um estudo bibliográfico que objetivou compreender como os espaços de educação não formal contribuem para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de História. Esse estudo concluiu que a utilização de espaços não formais de educação pode promover a aprendizagem dos conteúdos de História para o os anos iniciais do Ensino Fundamental I.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.